Gerindo o risco e o seu sucesso nos investimentos

       Se existe um fator que é absolutamente fundamental para o sucesso nos investimentos, independentemente de qual seja o seu perfil de investidor e a estratégia que você utilizará para investir, é a gestão de risco. Infelizmente, esse também é o ponto que a maioria dos investidores – especialmente os iniciantes na bolsa de valores – costumam ignorar. Para um investidor de sucesso, entretanto, é absolutamente inviável agir dessa forma, de modo que se você pretende obter um alto grau de sucesso nos seus investimentos você deve necessariamente aprender como gerir o risco de modo eficiente.

Há uma tendência de muitos iniciantes em fixar os olhos somente nas possibilidades de alto retorno financeira que a bolsa de valores pode oferecer, esquecendo-se que antes de ganhar dinheiro você deve primeiro se preocupar em como manter o seu capital o mais seguro possível. Na realidade, como já diz Warren Buffet, considerado atualmente o maior investidor do mundo, a regra mais importante do investimento é antes de mais nada, evitar que você perca dinheiro. Isso mesmo, o mais importante ao investir é evitar perder dinheiro. Isso pode parecer difícil de entender em um primeiro momento, mas é fundamental para o seu sucesso como investidor a longo prazo.

Warren Buffet Investidor de sucesso

Do ponto de vista matemático fica mais fácil entender porque a regra de ouro de qualquer investimento bem sucedido de longo prazo é evitar perder dinheiro. Vamos supor que você tenha uma quantidade X de dinheiro para investir. Se você ganha 10% de retorno ficará com 110% de X, entretanto se você perde 10%, ficara com 90% de X, o que significa que para retornar ao patamar anterior terá que ter um ganho de 11%, muito embora a sua perda tenha sido de apenas 10%. Esse gap apenas aumenta quanto maior for a sua perda. Se você tiver sofrido uma queda de 50% no valor do seu portfólio, por exemplo, só lhe restará 50% de X, e isso significa que para chegar a quantia original de dinheiro que você tinha investido você terá que obter um retorno de 100% em cima do seu capital, ou seja, o dobro daquilo que você perdeu.

Podemos continuar com diversos exemplos desse tipo eternamente, e você verá que a quantidade entre o que é perdido e o retorno necessário aumenta cada vez mais a medida em que a queda no portfólio é mais acentuada. Agora fica fácil de entender o porquê de ser muito mais inteligente você primeiro se preocupar com a manutenção do seu capital inicial e apenas após se preocupar mais com o retorno que você pode conseguir obter.

Agora que você já pode compreender melhor o grau de importância de uma boa gestão de risco para quem pretende se tornar um investidor de sucesso, fica a pergunta: Mas como realizar uma boa gestão de risco? Existem vários métodos para isso e, como quase todos os fatores que se encaixam na área de investimentos, existe a questão de que cada método será sempre o mais apropriado para um determinado perfil de investidor.

Apesar disso, existe um método bem básico de gestão de risco que pode funcionar para a grande maioria dos investidores e pode mesmo ser o mais indicado para aqueles investidores que ainda são iniciantes e não estão muito confiantes ainda em suas habilidades como investidor.

Esse método se baseia simplesmente abortar de qualquer investimento que já tenha perdido um valor equivalente a 2% ou mais do total do seu portfólio. Essa pode parecer uma regra um pouco arbitrária de início, mas você irá perceber com o tempo que, na verdade, faz todo o sentido e se mostra mesmo como um dos métodos de gestão do risco mais eficientes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s