Você tem frieza para se tornar um Investidor de sucesso?

Ser um investidor de sucesso parece ser um sonho inalcançavel para muitas pessoas. Ter a capacidade de viver dos seus investimentos e, com isso, desfrutar da liberdade que necessariamente acompanha esse estilo de vida parece ser uma situação quase impossível de ser conquistada para grande parte dos investidores que iniciam seus investimentos todos os meses na bolsa de valores. Eu acredito que a razão para isso é muito mais simples do que você imagina e vou explicar aqui o porquê.

Se você perguntar para todas as pessoas que você conhece o que elas consideram ser o fator principal pelo qual muitas pessoas não conseguem obter o sucesso almejado ao investir na bolsa de valores, eu aposto que a grande maioria delas irá falar algo como: “falta de conhecimento de economia”, “falta de formação na àrea”, “falta de experiência no mercado financeiro”, e vários outros tipos de fatores relacionados mais ao conhecimento em si sobre o mercado e sobre o investimento em ações, mas eu tendo a discordar desse ponto de vista.

Investidor de sucesso e disciplina

Sim, pode parecer estranho para você, mas eu vou explicar aqui para você o porquê isso não é a principal causa para essa situação. A questão é que muitos dos investidores “profissionais” no mercado, ou seja, quem tem formação específica na área e vive de investir o dinheiro dos outros, não consegue lá obter resultados tão impressionantes, o que já indica que conhecimento específico e técnico sobre a área certamente não é o único fator que esta em jogo aqui. Mas então qual é o real problema?

O problema aqui é que muitas pessoas não tem a frieza necessária para investir. Muitos dos investidores habituais do mercado, mesmo aqueles que vivem disso em muitos casos, não possuem a disciplina indestrutível necessária para ser um investidor de sucesso no longo prazo na bolsa de valores. Assim, o que acaba ocorrendo é que, mais cedo ou mais tarde esses investidores acabam cedendo a “pressão” psicológica do mercado, através de um movimento brusco em uma ou outra direção e, desse modo, acabam tomando uma decisão não muito inteligente sobre como investir o seu próprio dinheiro.

A ideia básica necessária para investir com sucesso é que você deve possuir um plano de investimentos consistente, que te permita saber de antemão que no longo prazo você irá ganhar mais do que perder e, assim, seu patrimônio estará em constante crescimento. Com isso, uma das coisas mais importantes nesse sentido é que você seja capaz de seguir esse plano a risca, ou pode acabar colocando tudo a perder. É impossível que você sempre ganhe em todos os seus trades na bolsa de valores e, por isso mesmo, você precisa saber que com a sua estratégia atual você será capaz de ganhar um número maior de trades do que irá perder.

Agora, se você esta constantemente mudando de opinião e mudando o modo como você decide em quais ações você irá investir e em qual momento, você nunca conseguirá extrair o máximo de potencial do seu plano de investimentos. Na verdade, com esse tipo de mentalidade, é possível que você apenas perca dinheiro no longo prazo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s